Primeiros passos

16 março 2007

Olá, seja bem vindo(a) a construção de um sonho sobre rodas!

Agradeço sua visita e gostaria de adiantar que neste blog você encontrará muita informação sobre como construir sua própria casa sobre rodas, boa leitura!

Neste momento, não entrarei em detalhes sobre minha construção, mas tentarei explicar um pouco sobre este mundo e estilo de vida, e também mostrar algumas opções e idéias.

Se você tem aquele espírito de aventura, adora sentar-se ao volante e sem preguiça, ficar horas e horas por aí na estrada querendo ir à qualquer canto descobrir novos lugares, onde o calor ou o frio ou a chuva e barro não são coisas que atrapalham sua viagem, e ao mesmo tempo busca ficar em lugares que no mínimo lembram o conforto de sua casa; e se apenas com essa frase você já se pega imaginando saindo por aí...
Posso dizer que possui as características básicas para ser proprietário de uma casa sobre rodas. Contudo, tenha em mente que estamos falando de um estilo de vida, do qual você deve realmente gostar e sentir-se bem para praticá-lo, de resto é boa viagem!

Bom, vamos lá! Antes de qualquer coisa, precisamos escolher um veículo que atenda nossas necessiades e também determinar a principal aplicação do Motor-casa.

Principal aplicação? Sim, podemos ter várias finalidades! Aqui temos algumas idéias para aplicação do seu motor-casa, como: recreação com a família nas férias; fazer negócios / eventos; domicílio temporário em outra cidade; alugar para viagens, trabalhos itinerantes, viajar longas distâncias com muitos / poucos amigos, somente o casal, ou ainda como moradia! (meu caso).

Veja, para cada função temos uma infinidade de tipos e tamanhos de veículos, motorizações, combustíveis, eixos, andares, com garagem ou reboque, articulados, 4X4, baús, carretas, pequenos, médios e grandes, os quais podem ser transformados em uma casa sobre rodas. Tem muita coisa legal pra se inventar ou até mesmo pronta te esperando em algum pátio.

Às vezes sua idéia de projeto já está pronta, e o melhor, já passou pelos problemas de construção e estabilização das adaptações. Também leve em conta o seu estilo de viajar - que pode ir do rústico ao sofisticado, e que provavelmente alguém já tenha feito algo no seu estilo, portanto não custa nada dar uma olhadinha por aí e ver os veículos no mercado, vai que achas um que se encaixe exatamente com suas necessidades e condições financeiras. Outra coisa, cada veículo é único, porque geralmente não são fabricados em série, o que aumenta o leque de itens que possam lhe satisfazer, ficando com você a modificação de alguns detalhes e/ou acabamentos. Comece a se familiarizar com o assunto realizando buscas na internet, veja as fotos de veículos disponíveis nos classificados, tanto os novos como os usados. Pode parecer engraçado, mas viaje para conhecê-los. Tem muita opção interessante por aí, busque informações sobre o que estão lhe oferecendo, e não tenha vergonha de perguntar pra que servem "as 3 conchas do banheiro (Filme Demolidor)", brincadeira.
Habitue-se com as cifras quando o assunto for Motorhome, o preço médio varia de 40.000 a 800.000 mil reais! Se você for um novato igual a mim, quando for visitar um Motorhome não se deixe seduzir pelas primeiras conversas, pesquise bastante antes de escolher e, principalmente, não aja por impulso, e boa sorte!

Como no meu caso a disponibilidade financeira é um complicador na compra de um novo ou usado, preferi seguir o caminho de comprar um veículo mais antigo e, aos poucos, transformá-lo. Inicialmente tenho em mente duas funções para o Motor-casa: Moradia é a principal, e se no futuro surgir uma oportunidade para a outra, prometo que contarei aqui. Então, para esse tipo de projeto: "moradia", deram-me como melhor opção construir um Motor-casa Classe A, isso quer dizer: maior que 10 metros de comprimento, ou seja, um ônibus! Hoje, em 2009, posso dizer que essa escolha é muito relativa...
De repente o carro da foto à direita é o ideal para você, portanto, fique atento ao que lhe dizem.

Mas antes de cair na construção independente, tenha calma e leia o conteúdo deste blog para depois tomar qualquer decisão, e tampouco saia por aí comprando um veículo para transformá-lo. Mesmo porque, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, Art. 98, nenhum proprietário ou responsável poderá, sem prévia autorização do órgão de trânsito, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características de fábrica.

Ao escolher o veículo, certifique-se de que está apto a guiá-lo em seu estado original, quero dizer, sem realizar qualquer modificação em suas características. Porque, caso precise movimentá-lo, poderá fazê-lo sem problemas. No meu caso, para guiar um ônibus rodoviário, é necessário possuir carteira de habilitação tipo D. Com as aulas e provas, minha habilitação ficou pronta em 20 dias (Detran-SP), sem mencionar as dicas vitais de pilotagem que você aprende. Minha história obrigou-me a seguir um novo caminho, diferente e complicado também, mas o importante é que estamos aqui aprendendo, fazendo, falando, trocando idéias e conhecendo novos amigos, pois é isso que importa.

Este blog está em constante reorganização e revisão, afinal são 3 anos de história e muita coisa para contar. Pretendo deixar a leitura simples, interessante e de fácil entendimento, espero que goste!