Inversor de voltagem

19 agosto 2009

O inversor de voltagem é um equipamento que tem como propósito, fornecer energia alternada em 110V ou 220v para os aparelhos eletro/eletrônicos embarcados, utilizando-se das baterias disponíveis no próprio veículo como fonte principal de energia.

Esse sistema torna-se uma ótima solução para ambientes que não dispõe de energia elétrica fornecida por concessionárias. O tempo de fornecimento desse tipo de energia está condicionado a demanda que o inversor será sujeito e ao conjunto de baterias disponíveis, quanto mais baterias, maior o tempo de fornecimento.

Um exemplo prático:
===============

2 - Bateria de 12v - 150 Ah
1 - Inversor de 12v p/ 110v - (700Watts)
1 - Furadeira doméstica de 380w - 110v

Aplicação : Lixamento contínuo de peças/piso em geral = 2h35m de autonomia contínua.

Nessas horas de trabalho a bateria não foi totalmente descarregada, existe um limite mínimo de "consumo" que se deve respeitar, 10Volts.

Cuidado! Quando passado tal limite temos como conseqüência a redução do tempo de vida útil da bateria, outro problema imediato é a falta de força para ligar o motor do veículo e por vez recarregar a bateria. Lembre-se de não deixar o inversor ligado desnecessariamente, mesmo sem operação existe um consumo mínimo que poderá descarregar a bateria e dificultar a partida do motor.

O inversor que utilizo, vem com checagem automática do consumo da bateria, quando chegado aos 10,5V emite um aviso sonoro e passando disso o fornecimento de energia é suspendida, garantindo assim a posterior partida e recarga da bateria.