Novo esquema elétrico Mercedes-Benz OM-364 R11

13 agosto 2009

Como havia dito, um veículo muito antigo passa por muitas mãos, cada uma com sua forma distinta de trabalho, e naturalmente isso acaba por gerar uma certa despadronização no circuito elétrico do veículo. Claro não me isento disto, pois não sou fábrica e também não consegui localizar o esquema elétrico original. Só que desta vez deixarei impresso na tampa da caixa de fusíveis o novo esquema elétrico.

A decisão de refazer todo o circuito elétrico foi motivado pelos componentes obsoletos e alguns desnecessariamente ligados ao circuito. Sem contar outros problemas como, fuga de corrente, painel com conexões totalmente incompreensíveis, mal contatos, troca intermitente de fusíveis e principalmente os fios do chicote que encontran-se ressecados e/ou trincados. Sem contar algumas melhorias elétricas que pretendo implantar.


Antes de remover qualquer item, comecei fazendo um mapeamento de todos os fios, identificando cada um em cada extremidade do chicote. Isso ajuda em muito na hora de realizar o serviço e para a futura diagramação do esquema elétrico e também de tentar entender essa bagunça.

Há muito tempo atrás (19 anos) fiz um curso técnico de Informática Industrial, e até meados de 2008 trabalhava na área de Tecnologia da Informação, na qual tive a oportunidade de atuar em grandes empresas de vários segmentos e essa experiência acabou me habilitando outras atividades, mas essa história fica pra outra hora, pois agora estamos falando de elétrica automotiva.



Por estar um pouco enferrujado em eletrônica e elétrica de tanto ver informação (hehe), decidi fazer um curso profissionalizante para renovar a mente, e realizar de forma correta e sem retrabalho essa parte vital do Motor-Casa.
Para isso fiz o curso de capacitação profissional no qual obtive o certificado de:


Eletricista
Automobilístico 2009



E em paralelo com as demais atividades vinha fazendo os primeiros rabiscos da nova diagramação do circuito elétrico, conforme avanço na confecção do chicote e dos demais circuitos do ônibus OM-364.








Aqui temos a chave inversora de 12/24V que aciona o motor de partida, também totalmente revisada e contatos internos substituidos.

Mais ao lado esquerdo temos um certo tipo de regulador de tensão que estava ligado ao sistema sem necessidade, já que no motor existe um alternador instalado e não um dínamo.





O cirtuito de partida e de carga está totalmente revisado e recebeu um novo chicote feito por mim. O primeiro teste foi muito satisfatório, com o motor em marcha lenta temos no circuito 13,98Volts, isso é muito importante, como teremos alguns equipamentos embarcados que consomem uma certa amperagem (inversor de voltagem), cada amper será necessário.

Agora estou avançando nos circuitos de iluminação, sensores e instrumentos.


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