SketchUp - Ball Clock 4 Google

11 outubro 2009

Já faz um tempo que vi numa vitrine uma engenhoca cheio de pequenas bolas metálicas que iam de um lugar para o outro, isso me chamou a atenção e fiquei meio fascinado com o movimento das plataformas e das bolas, achei a idéia fantástica! Fiquei mais surpreso em reparar que se tratava de um relógio de bolas... Nesse dia me atrasei porque fiquei esperando a bola 12 cair, só para ver as demais correndo pelas plataformas de madeira e o ciclo todo se renovar. Voltei atrasado do almoço mas valeu a pena rsrs. Sempre quis ter um desses e dou de presente para você!

Animar sempre foi meu passatempo favorito, lembro-me da época em que tinha um microcomputador MSX-Z80 da Gradiente, com uma vaga lembrança de 128Kb de memória, isso em 1987, nossa!
Bom, quando meus estudos no Lotus 123, Wordstar 2000 e a porcaria do DOS 3.1 me enchiam muito a cabeça no trabalho, em casa após a escola e quando sobrava tempo, esvaziava a cabeça no computador mergulhado no Basic e no Assembler, rabiscando códigos para "tentar" fazer algum desenho na tela da TV: isso mesmo, computador ligado na TV! Não tinha grana pra comprar um monitor EGA verde com definição melhor... (Socorro! Já sei porque hoje uso óculos: monitor verde! Eca!) Isso me fez lembrar outra coisa, o comando REC e LOAD... para gravar e carregar os programas que rabiscava. Só para chutar o balde... EU JÁ SALVEI PROGRAMAS NUMA FITA K7 !!! hahahahah Ai ai, chega, e mesmo assim tentava desenhar algumas linhas e pontos com os comandos SCREEN 12,0,0; for... Line... Poke, Peek, que trabalheira! Tanto trabalho, mas para mim era como se fosse uma arte (hehe) e dava pra se divertir um bocado.

Já sacou porque fiz uma animação, não é? :O)

Hoje, posso dizer que o 3D é para todos! E fazer um projeto de animação só depende de seu empenho e criatividade (Brasileiro, tu ta esperando o quê?? Isso pra gente já vem de fábrica ;o) porque o resto o sofware faz pra você...



O que o Google tem a ver com isso? Tudo! Esse é o meu jeito de dizer obrigado para todo esse pessoal que me ajuda no meu dia a dia. Logo abaixo vem a animação do relógio em funcionamento, espero que goste.

Assista a animação do relógio funcionando...


Bom, já está na rede!! Baixe o projeto direto do Google 3D Warehouse!

- Instale o Google SketchUp 7 (Download via Superdownloads).
- Para ver o relógio em ação você precisará do plug-in SketchyPhysics3 Rc1
- Baixe a instalação do plugin, arquivo SetupSketchyPhysics3x-Apr2.exe , salve no computador e instale o plugin executando esse arquivo.
- Abra o SketchUp.
- Sendo a primeira execução lhe será solicitado a escolha de um template padrão, pra começar pode ser o de unidade em metros (meters).
- Para baixar o modelo da galeria clique em: File > 3D Warehouse > Get Models.
- No campo de pesquisa ponha o nome do projeto: Ball Clock 4 Google.
- Clique no link Download Model.
- Após clicar lo link a mensagem Load Into Model? aparecerá, Pressione NÃO para baixar o arquivo para o computador e o salve no local de sua preferência.
- Depois abra o arquivo baixado pelo SketchUp no menu: File -> Open.
- Pronto! O modelo está aberto.
- Para rodar a simulação, procure por um botão um símbolo parecido com os de tocar música (Play), aí é só pressionar e apreciar! hehe

Boa diversão! :o)