Energia alternativa e limpa com sua Bike

28 novembro 2009

Aqui vamos experimentar uma idéia bem antiga, gerar energia elétrica com sua biclicleta!

Isso mesmo! Depois de pedalar e recarregar a bateria, dá para usar essa energia durante quase 2hs, em TV, Micro, som e até jogar vídeo game.

Lista de materiais

1 - Bike 21 marchas
1 - Bateria automotiva 12v 60A
1 - Alternador 60A
1 - Correia
1 - Suporte para roda traseira (chapas de pratileira de ferro + parafusos)
1 - Inversor DC/AC 12v p/ 110v (a partir de 300W)




Junte as peças e faça as conexões necessárias










Fixe bem as partes pois a pedalada é forte...










Seu próprio grupo gerador 110Volts.

Inversor + Bateria + Alternador + Bike = energia limpa e o corpo em forma :o)







Estou acostumado a utilizar a bike quase que diariamente e notei que para realizar esta experiência é necessário um esforço físico de médio para forte, é bem puxado mesmo.Se não está acostumado com atividades físicas, busque orientação antes de começar.

Recarregar uma bateria automotiva com sua própria força orgânica não é uma tarefa fácil, se fosse, todos teriam algo deste tipo em suas casas como forma verdadeiramente alternativa de energia.

Mas é uma opção interessante para quem quer treinar e manter o corpo 100% ou só para matar a curiosidade, outra consequëncia dessa experiência é a obtenção de autoconhecimento.

Acredite, esta experiência além da disposição física adquirida (claro que por um certo tempo de prática), lhe provocará pensamentos sobre algumas atitudes que tomas no cotidiano e consigo mesmo. Aos poucos irá começar a criticar a utilização de alguns aparelhos eletrodo-eletrônicos, começar a questionar o uso de escadas rolantes e elevadores... é uma experiência muito reveladora...

Mas para isso ter validade, como exemplo, deve-se utilizar os equipamentos de sua preferência somente ligados a este sistema.  Não vale ligar na tomada durante 1 semana no mínimo, isso quer dizer, você usar sua própria energia orgânica para obter energia elétrica.

Não se esqueça! É importante e fundamentar! Mantenha-se devidamente hidratado e alimentado para tocar esta experiência durante o tempo que desejar.


Por quanto tempo posso usar a energia da bateria?

Isso depende da amperagem da bateria e do equipamento que for ligado a sua experiência. Nos meus testes usei uma bateria velha que tinha no meu carro.

A regra de consumo é simples.
A bateria de 12v fornece 60Amperes durante 1 hora.
Por isso 60Ah.


Quer um modelo 3D dessa bateria em seu computador? Baixe de minha galeria 3D



Finalmente, calculando muito grosseiramente temos um exemplo:

Um computador desktop consome em média 350Watts.

Então 350W / 12V = 29A, portanto 60Ah / 29A+/- 2h de funcionamento, legal né!
Para recarregar a bateria comece pedalando quase o tempo total de consumo, se não aguentar de primeira porque é puxado mesmo, divida esse tempo conforme sua resistência física e aos poucos aumente o tempo de pedal (recarga do sistema).

Quer menos esforço na recarga? Acople ao sistema elétrico placas solares que atualmente geram em média 4Ah mesmo com tempo nublado.

Computador, Tv, Som e outros movidos a energia elétrica vinda de uma bike super legal!

Vale a pena experimentar!


Vídeo ilustrativo (baixa qualidade, logo farei um bem melhor).