Manutenção do sistema elétrico de carga

12 março 2009

O alternador é o equipamento responsável pela transformação da energia cinética (mecânica) vinda do motor em energia elétrica, sua finalidade é alimentar o sistema elétrico do veículo e recarregar a bateria.

Em meu caso as medições iniciais não são suficientes para alimentação de ambos, com o motor em marcha lenta e todos os consumidores (equipamentos) desligados o alternador gerava 12,6Volts, realmente insuficiente. O ideal é uma medição entre 13,5 a 14,0 Volts.

Como o chicote de fios de todos os sistemas serão refeitos, também revisarei o alternador no intuito de garantir a devida alimentação do circuito elétrico e carga de bateria.




Basicamente o que podemos fazer num alternador é a sua limpeza e checagem dos componentes:

-Regulador de tensão
-Ponte de diodos
-Enrrolamento do estator
-Enrrolamento do rotor
-Rolamentos




Para uma boa manutenção, leve a um eletricista especialista. Geralmente os itens abaixo devem ser observados.

- Ponte de diodos (diodos de excitação e de potência)
- Rotor
- Estator
- Regulador de tensão







No meu caso, precisei fazer uma retífica nos coletores do rotor, e subistituição do regulador de tensão, de resto tudo bem; não há curtos de enrrolamento no estator e nem no rotor.

Por ser um alternador antigo, demorei um pouco para encontrar o regulador de tensão. Já que o atual apresentava um certo desgate, com essa troca já tenho um quebra galho numa emergência guardado no "estoque" caso venha a precisar.